O que é Yon-Koma?

Yon-koma (ou 4koma) é nada mais nada menos do que a versão nipônica das nossas conhecidas tirinhas, só que com pequenas diferenças, como por exemplo, o número de quadrinhos: enquanto as tradicionais tirinhas possuem, em geral, três quadros, os yon-koma possuem quatro (yon=quatro e koma=cela, quadro). Outra diferença é que os yon-koma são dispostos verticalmente. Geralmente, em cada página há apenas dois yon-koma. Os temas podem variar, mas o mais comum é a comédia.

Os quadros do Yon-koma são colocados na ordem Ki-shou-ten-ketsu. O primeiro (ki) é uma espécie de introdução, uma base para o resto da história. No segundo quadro (shou) ocorre o desenvolvimento da história, a partir do primeiro quadro e no terceiro quadro (ten) ocorre o “clímax” da tirinha, algo imprevisto. O quarto e último quadro (ketsu) é a conclusão, os resultados do terceiro quadrinho (geralmente cômico).

Esse formato pode sofrer algumas variações principalmente no início dos mangás que apresentam esse estilo, com um quadro grande na parte superior onde é colocado o título e uma imagem e, em seguida, mais quatro quadrinhos para o desenvolvimento da historia.

Os Yon-Koma são muito famosos no japão, aparecendo em jornais, revistas, romances, mangás, etc. Geralmente, quando é usado nos mangás, os Yon-Koma são colocados ao final de alguns capítulos como complemento ou simplesmente para fazer alguma piada.

Um dos mangás famosos por apresentar grande parte da sua diagramação nesse estilo é o recém-lançado pela editora NewPop Hetalia: Axis Powers.

Trecho do mangá Hetalia: Axis Power

Fonte e Fonte.

Anúncios

Publicado em 24 de janeiro de 2011, em Como funciona no Japão ............?. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: