A publicação de mangás no Japão – parte 2: Revistas

Assim como explicado na primeira parte desta matéria, os mangás no Japão são publicados em revistas e em edições fechadas. Nesta segunda parte da matéria, falaremos mais sobre estas revistas de mangás.

Como são essas revistas?


Impressas em papel jornal das mais variadas gramaturas e qualidades, essas revistas mais lembram catálogos telefônicos, pois além do tipo de papel ser parecido, costumam possuir de 300 à quase 2.000 páginas por edição.

Grande parte das edições são em preto e branco, com algumas poucas páginas coloridas em outro tipo de papel (geralmente com propagandas ou com ilustrações especiais) . Algo curioso é que, muitas revistas apresentam partes impressas em papel jornal verde, rosa , azul e outras cores.

Costumam ter  propagandas, sessões de cartas e desenhos dos leitores, entrevistas, jogos, e outras coisas, ou seja, são revistas como qualquer outras. Muitas vem com brindes, como cartões postais, jogos, ou mesmo brinquedos e gashapons.

Esse tipo de publicação é considerada descartável no Japão, do mesmo modo que o jornal é aqui no Brasil. Os japoneses compram, lêem e depois descartam, pois a maioria prefere colecionar  os tankohons das séries.

O valor dessas revistas variam muito, entre 250 ienes (cerca de R$5,00) até mesmo 700 ienes(cerca de R$14,00) ou mais.

Como publicam mangás por revistas?

Os capítulos de vários mangás diferentes (em média, de 20 à 40 mangás diferentes por edição) são publicados na mesma edição, um em seguido do outro dentro da edição. É publicado um capítulo apenas de um mesmo mangá por edição, e a periodicidade varia com a da revista, podendo ser semanal ou mensal. Geralmente, revista de periodicidade mensal costumam ser mais grossas, pois os capítulos que ela publica são mais grossos também. Os capítulos possuem em média, de 12 À 30 páginas.

Existem revistas dos mais variados segmentos , como shounen, shoujo, hentai, yaoi, yuri,seinen (ver glossário).

Algumas revistas:

-Shonen Jump

A revista de mangás mais vendida do Japão, como o próprio nome ja diz, é uma revista shounen , onde grandes títulos como Naruto, Bleach, Dragon Ball, Yu Yu Hakushô, One Piece,Slam Dunk, Shaman King, entre outros, foram/são publicados.

Possui antologias semanal e mensal.

-Nakayoshi

Revista com periodicidade semanal, a Nakayoshi é especializada em mangás shoujo e mahou shoujo, e é uma das mais importantes.

Sucessos como Card Captors Sakura, Sailor Moon e Magic Knight Rayearth forma publicados em suas páginas.

-Young Magazine

Com mangás voltados para jovens, possui mangás dos mais variados gêneros, incluindo ecchi . É publicada semanalmente, e mangás como xxx Holic e Chobits foram publicados nela.

-Afternoon

Revista mensal seinen, publicou sucessos como Ah!Megami-Sama ( Oh!My Goddes)  e Blade of the Immortal.

Possui mais de 800 páginas por edição, e outras antologias, como a Good Afternoon.

-Shonen Sunday

Uma das maiores rivais da Shonen Jump, a Shonen Sunday é a segunda mais vendida do gênero. Também semanal, publicou/publica  Inu Yasha, Ranma 1/2, Kekkaishi, entre outros.

-Shonen Magazine


Também rival da Shonen Jump e SHonen Sunday, a Shonen Magazine publicou/publica  grandes sucessos como  Love Hina, Rave Masters, Fairy Tail, entre outros. Também é semanal.

Anúncios

Publicado em 13 de fevereiro de 2011, em Como funciona no Japão ............?. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Muito bom! Quero ser mangaká e isso me ajudou mais sobre o mundo shonen!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: