Como se lê um mangá?

Para a  maioria dos Otakus, ler um mangá é algo simples e normal, mas para muitos que não estão acostumados com este tipo de leitura, acabam se atrapalhando.

Abaixo há um modelo de ordem de leitura dos quadros.Este exemplo não serve apenas para a leitura de mangás, mas para qualquer publicação que utiliza de sentido de leitura oriental, como livros e revistas.

Como pode-se notar, a leitura ocorre de cima pra baixo, como em qualquer publicação, seja ela oriental ou ocidental.A principal diferença, e talvez a única relevante é que, assim como a publicação deve ser aberta, tudo deve ser lido da direita pra esquerda,tanto os balões quanto os quadros, como segue a ordem dos números no exemplo acima.

A ideia de que mangá é lido de “trás pra frente” é errada, pois o sentido de leitura dele é o sentido oriental. No Japão e demais paises orientais, a nossa leitura  ocidental, que é tida como “de trás pra frente”.

Espero que todos tenham entendido, e que agora não tenha mais problemas em ler mangás!

Anúncios

Publicado em 23 de abril de 2011, em Matérias & Discussões. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. AMEEEEEEEEEEEEI, eu já sabia porque amo mangás, mas conheço muita gente que não sabe. Vou até repassar pros meus amigos newbies em cultura oriental pra que eles parem de me encher. HAHAHAHAHAHAHAHA. Nipop ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: