[Especial Pokémon] : Games Parte 1 – Pokémon Red and Blue/ Green

 Como dito no post anterior do nosso Especial Pokémon, Pokémon surgiu como uma série de games, que com o sucesso obtido, ganhou versões em anime, mangás, filmes, entre outros. E, destes games, os quais apresentou os monstrinhos de bolso ao mundo foram Pokémon Red e Blue/ Green, sobre os quais falarei mais neste post. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

    

Em 1996 foram lançadas duas versões do game de Pokémon: Pocket Monster:  Red Version e Pocket Monster  Blue Version, ambas para Game Boy. De início, as vendas não foram das mais representativas, mas conforme o passar dos meses, os games  atingiram a marca de 1 milhão de cópias vendidas

Com as altas vendas, a Nintendo resolveu trazer o jogo, juntamente com toda a franquia para o ocidente, e aqui rebatizou o jogo de Pokémon. Aqui tivemos Pokémon Red Version e Pokémon Green Version, embora a Blue Version também tenha chegado, e assim como no Japão os jogos foram sucesso de vendas.

História 

A história do game se assemelha muito a do anime ( para não dizer qu, ao menos de início, é quase a mesma) . O garoto Red vive na cidade de Palet, que fica no continente de Kanto. Quando uma criança completa 10 anos, la pode ter um pokémon, e assim sair em jornada pelo mundo. Como Red acaba de completar 10 anos, então vai até o laboratório do Professor Oak (conhecido como Carvalho aqui no Brasil) para receber seu primeiro monstrinho. La ele pode escolher entre as três espécies comuns para iniciantes em Kanto: um Squirtle ( pokémon aquático) , um Bulbassaur (pokémon vegetal) ou um Charmander ( pokémon de fogo). Mas Red não é o único a começar uma jornada: o neto do Professor Oak e rival de Red, Green, também inicia sua caminhada no mundo pokémon, e isso só aumenta a rivalidade entre os jovens.

Agora Red parte em busca de tornar-se um mestre pokémon!

O jogo em si – metas e obstáculos

O objetivo do jogo, sendo simplista, é ser o melhor treinador pokémon do continente, e para isso,  é preciso derrotar líderes de ginásisos pokemon e treinar os seus pokémons, para que assim possa enfrentar a equipe de treinadores mais fortes de Kanto, a Elite dos 4.

Explicando de forma menos simplista rs. Você tem de capturar pokémons, que podem ser encontrados tanto nos mares, montanhas, florestas ou mesmo cidades do jogo. Além disso, é necessário que você os treine, para que fiquem mais fortes e assim com maior poder de batalha. Isso pode ser feito lutando contra outros pokémons, tanto os selvagens quanto os pokémons de outros treinadores, que estão espalhados por todo o jogo.

Com pokémons mais fortes, aumentam as chances de se sair vitorioso nas batalhas contra os mestres de ginásio, treinadores oficiais da Liga Pokémon que enfrentam desafiantes, e se derrotados, dão uma insígnia oficial, que comprova a vitória do adversário . Ao reunir 8 insígnias , ou seja, derrotar 8 mestres de ginásio, você já está apto a enfrentar a Elite dos 4, equipe composta por 4 grandes mestres pokémon  da região de Kanto. O poder dos pokémons desta equipe é mais elevado do que o nível dos pokémons dos mestres de ginásio, por isso os seus monstrinhos já devem possuir um nível mais alto.

Claro, o jogo não fica só em capturar, treinar e lutar. Há várias situações no jogo, como as eventuais aparições da Equipe Rocket, uma organização criminosa que rouba pokémons. Além disso, há labirintos, túneis, pessoas que se deve procurar, itens e instrumentos a serem obtidos, entre muitas e muitas outras coisas que tornam o jogo mais complexo do que parece e muito mais interessante.

Algo importante a ser dito é que, os nomes do protagonista e do rival do game podem ser alterados no início, ou seja, você escolhe o nome que quiser para ele. Red e Green são os nomes originais deles.

Pokémons

Como esta é a primeira geração de jogos da franquia, os pokémons encontrados são os 150 primeiros ( os mesmo 150 primeiros pokémons da primeira geração do anime), estando inclusos os pokémons lendários Moltres, Articuno, Zaptos e Mew e Mewtwo.

Dependendo do pokémon, uma simples pokéball comum não é capaz de capturá-lo, sendo necessário o uso de uma pokéball especial. Por exemplo, para a captura de um pokémon lendário, uma Ultr, ou encontradas pelo caminho ou mesmo recebidas de presente de alguma pessoas do game.

Jogabilidade e gráficos 

Lançado em 1996, o jogo possui gráficos medianos, levando-se em consideração a época de lançamento deste e que é um jogo para Game Boy ( não o Advanced, mas apenas Game Boy).Apesar disso, não há tantas distorções, sendo um jogo “bonito” mesmo assim.

A jogabilidade é a mesma em essência da de outros jogos da série: interação com pessoas, locais e objetos presentes,como os de Game Boy Advanced. Por exemplo,é  possível conversar com as pessoas que se encontra pelo caminho, entrar em casas, prédios, cavernas, etc. , pescar, ‘nadar” com um pokémon, etc.

Abaixo, algumas imagens dos jogos.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

       

 

Anúncios

Publicado em 18 de julho de 2011, em Especial, Especial Pokémon e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. ZOMG minha infância de volta, uaal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: