Anime X Mangá : Quem nasce primeiro?

Uma mesma série costuma ter um mangá, um anime, filmes, OVAs, as vezes mais mangás e mais animes ainda, e muitas outras adaptações, mas qual delas vem primeiro? 

Na maioria dos casos , o mangá é o primórdio de tudo. Este é lançado em uma revista japonesa especializada em quadrinhos, e se obter sucesso, pode chamar a atenção de um empresário que viu nele potencial , e assim é produzido um anime baseado neste mangá. Esse potencial determina se a versão animada será, por exemplo, um anime , um OVA ( como aconteceu com Video Girl Ai) , ou um filme.

Essa projeção do sucesso  de um  anime também pode ser encarado como um fator determinante na quantidade de episódios deste a ser lançado, não necessariamente seguindo exatamente os cursos do mangá. Por exemplo, um anime que continua anos após o encerramento do mangá ( como ocorreu com Dragon Ball), ou mesmo um mangá que ganha várias e várias séries distintas de anime ( por exemplo, Tenchi Muyo). Algo também muito comum é o anime e o mangá possuírem finais diferentes, já que muitas vezes o mangá ainda vem sendo lançado quando o anime é concluído ( por exemplo, Shaman King e X 1999).

Mas também há aqueles que seguem o caminho inverso: mangás que surgem após um anime fazer sucesso. Geralmente quando isso ocorre, o mangá é extremamente fiel a este anime ou totalmente oposto a ele. Mas, independente disso, costumam ser séries curtas.Um bom exemplo disso é Cowboy Bebop, cujo mangá possui apenas 3 edições e que só surgiu após o anime de mesmo nome ter se tornado um dos de maior sucesso no Japão, sendo que esta versão em quadrinhos possui roteiro próprio.

Sintetizando, não há uma ordem definida e inflexível para o lançamento de uma série. Embora seja comum o mangá vir primeiro, também ocorre de o anime vir primeiro, é algo muito relativo.

Anúncios

Publicado em 27 de agosto de 2011, em Animes, Como funciona no Japão ............?, Mangás, Matérias & Discussões e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: