O que é OVA?

Dallos, o primeiro OVA lançado no Japão

É muito comum lermos que “o OVA da série tal foi lançado”, “o OVA de tal mangá possui tantos episódios”, mas apesar de ser um termo tão recorrente em matérias sobre séries japonesas, muitos desconhecem o significado da sigla OVA, e tentarei explicar neste post.

OVA é uma sliga para Original Video Animation, ou seja, ” vídeo original de animação”, em tradução livre, e é o nome dado à séries animadas lançadas diretamente para o mercado de vídeo, isto é, em DVD e Bluray , e antigamente ,VHS. Recentemente, o termo OAD passou a ser usado para se referir aos OVAs, sendo este uma abreviação para Original DVD Animation.

Séries de OVAs podem surgir de várias formas: por consequência do sucesso de um mangá (como Video Girl e Tokyo Babylon), em decorrência do sucesso de um anime , como série original( como Dallos, considerado o primeiro OVA lançado, em 1983), pelo sucesso de um filme, sucesso de um game ou ainda como uma versão alternativa de um anime já existente, sendo esta a forma mais comum. Séries como Tenchi Muyo , Samurai X e Hunter X Hunter possuem OVAs que contam histórias extras do anime, ou mesmo recriam a história ja contada.Nestes casos, estes OVAs são spin-offs das séries originais em anime.

Difere dos movies em animação pela linguagem que é em síntese a mesma de um anime, e deste ultimo se diferencia por fatores como: possuírem número menor de episódios ( em média, entre 1 e 13 episódios),duração variável de episódios (encontram-se OVAs com duração de 26 minutos por episódio, como também há aqueles que possuem 50 minutos) destes mesmos. Além disso, por levarem mais tempo para se produzir , OVAs possuem em geral qualidade superior a de um anime televisivo, e como são lançados diretamente em DVD ou Bluray (atualmente) eles não possuem cortes ou censuras. Também podem ocorrer mudanças mais drásticas em relação ao OVA e sua série de origem, como diferentes character designers.

Imagem do OVA de Samurai X

Apesar de tantas diferenças e da diferença no contexto de lançamento e vendas, OVAs não deixam de ser animes, e representam um mercado muito grande no Japão.

A maioria dos animes e mangás de sucesso possuem, ao menos, uma série em OVA. Alguns deles são: Saint Seiya, Fairy Tail,Full Moon o Sagashite, Gintama, Oh! My Goddess, Love Hina, Dragon Ball, entre muitos outros.

Bom , espero que tenha explicado de forma clara. Até mais!

Anúncios

Publicado em 2 de setembro de 2011, em Animes, Matérias & Discussões e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: