Mitologia e Mangás: parte 2 – Mitologia Grega/Romana

Olá amiguinhos, como vão?

Contiuando com a matéria sobre Mitologia e Mangás (trocentos meses depois, mas antes tarde do que nunca), hoje vocês verão uma mitologia bastante conhecida pelo público em geral: a mitologia Grega (romana também, já que são bem parecidas)

A mitologia grega é constituída por centenas de mitos (obviamente), representados não só nos escritos antigos (como os clássicos Odisséia e Ilíada,de Homero), mas também na pintura e escultura Grega. Esses mitos tinham como objetivo principal passar uma mensagem para as pessoas da época, como as fábulas “atuais”; além disso, eles tentavam explicar aquilo que ciência da época não conseguia e também tinham como objetivo preservar a memória do povo.

Deuses como Zeus (Deus dos Deuses), Afrodite (Deusa do Amor e da Beleza), Cronos (Deus do Tempo) e Hades (Deus do Mundo Inferior/Deus dos Mortos), heróis como Hércules e Aquiles e seres como Centauros, Ninfas, Satírios e Sereias faziam parte dessas narrativas. Até hoje, a mitologia Grega, junta com a Romana, estão entre mais conhecidas.

Abaixo, vocês podem ver algumas obras baseadas nessa mitologia ou que fazem menção a ela:

Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco):

Ninguém sabia disso, não é amigos? Pois então, uma novidade: Cavaleiros do Zodíaco é quase totalmente baseado em mitologia grega. Lindo, não? Pois é, amiguinhos; a série, exibida desde a  década de 80 é um sucesso gigante no mundo inteiro.

A mitologia grega está em toda a série: cada cavaleiro veste uma armadura de uma constelação , e cada uma destas constelações foram nomeadas pelos gregos, segundo histórias e elementos de sua mitologia. Isso fica evidente, por exemplo, ao vermos a presença de um cavaleiro de Pégaso, um de Andrômeda, um de Fênix, um de Cefeu, fora os cavaleiros das 12 constelações zodiacais. Além dos cavaleiros, há deuses da mitologia grega por toda a trama, como Atena, Hades, Poseidon, Tanatos, entre outros.

Sailor Moon:                                                                                                                                                                                                                             

Sailor Moon, a famosa série produzida por Naoko Takeuchi, é baseada na mitologia romana (sim, romana não é grega, mas as duas são praticamente correspondentes, então eu coloquei aqui no post de Mitologia grega mesmo) em vários aspectos, como, por exemplo, os nomes  das próprias Sailors, que são nomes de deuses romanos (como Júpiter – Deus dos Deuses – , Marte – deus da guerra – , Vênus – deusa do amor-, etc.). Além disso, os ataques das próprias Sailors têm a ver com as “habilidades” dos deuses: a Sailor Saturno pode trazer a vida, através do poder de cura, ou a morte a todos (na mitologia romana, saturno era o Deus do Tempo).

Phaethon

 

Esse mangá não é lá muito conhecido, certo? E também não tem lá muita relação com a mitologia, mas ainda assim é interessante (digamos que a única relação “mitológico” é o nome: Phaeton, na mitologia  grega, é o filho de Helios, deus do sol). O mangá, feito por Ryoko Yamagishi, é um mangá antinuclear, ou seja, é quase um “alerta” aos japoneses quanto as usinas nucleares (foi meio que feito em “resposta” ao que aconteceu em Chernobyl – lembram disso?). E lembram o que aconteceu esse ano? Sim amigos, o acidente nuclear na usina de Fukushima (causado por aquelas ondinhas e terremotinhos modestos, lembram?). Logo, Phaeton foi o mangá que “previu” esse acidente, mas pelo jeito, o aviso não deu muito certo. A autora vendeu muito mais cópias depois desse acidente do que na época em que foi lançado (o famoso “depois que morre todos ouvem a música”).

Outros mangás

Não são só esses mangás que tem relação com a mitologia grega/romana, obviamente. Outros como Magic Knights Rayearth ou Turma da Mônica Jovem (não sei nem se essa coisa é um mangá de verdade, mas…)   têm relação (ainda que bem pequena, como, no caso, alguns nomes: Zéfiro, Bóreas, Eurus e Nótus – que são os ventos gregos. “Zéfiro” aparece tanto na Turma da Mônica quanto em Guerreiras Mágicas, no qual é o nome do “planeta” para que as protagonistas são transportadas – Zephyr). 

Bom, é isso, galera. É claro que devem existir muuuito mais mangás que falam sobre essa mitologia, mas nós somos pobres mortais e não conhecemos todos eles.

As matérias sobre mitologia vão continuar, talvez com alguma mitologia ocidental da próxima vez, o que acham?

(E desculpem MESMO pela Kinder aqui não estar postando esses tempos. Juro que eu vou voltar a ativa, certo amiguinhos?)

Anúncios

Publicado em 17 de setembro de 2011, em Matérias & Discussões e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: