2 mangás que merecem uma segunda chance no Brasil

Muitos foram os mangás lançados no Brasil, e infelizmente alguns ficaram pelo caminho, tendo sido cancelados, por diferentes motivos. Mas, estas séries merecem sim uma nova chance em nossas bancas! Alguns deles são:

Dr. Slump

Antes de criar Dragon Ball, Akira Toriyama publicava semanalmente pelas páginas da Weekly Shonen Jump uma série não de lutas e ação, mas de humor, e um humor leve e despreocupado,onde uma andróide míope vive numa chamada Vila Pinguim, onde residem mais tipos no mínimo estranhos. Dr Slump foi lançado no Japão em 1984, e foi o primeiro grande sucesso de Toriyama. O mangá possui um total de 18 volumes encadernados (tankohon) e mais de 200 episódios de anime. Arale-chan, a protagonista da série, simplesmente cativou o Japão nos anos 80, tornando muito comum encontrar-se com pessoas usando óculos iguais aos da personagem, e usando o seu dialeto um tanto infantil.

O ano era 2003, e como o mangá de Dragon Ball já se encontrava nas bancas brasileiras, a Conrad aposta em um novo título de mesma autoria, trazendo Dr Slump ao Brasil, numa espécie de meio tankohon, mas infelizmente, o mangá não passou da edição 14 brasileira (correspondente ao volume 7 japonês), sendo cancelado devido às baixas vendas. Mas, por que um mangá de tanto sucesso no Japão não vendia aqui? Podemos indicar dois fatores: a época e a temática. Em 2003 ocorria a invasão mangá no Brasil, quando os primeiros mangás foram publicados de forma mais fiel aos originais nipônicos. Nesta época, mangás que faziam sucesso eram, generalizando, com temática de lutas, ação e sangue, como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Fushigi Yugi ( sim, apesar de shoujo, este último possui muitas lutas e sangue) , elementos que não se encontravam em Dr Slump. Talvez se tivesse sido publicado voltado para as vendas em çivrarias ao invés de bancas, as aventuras de Arale teriam decolado no Brasil.

Com a expansão do mercado de mangás no Brasil, a ponto de séries de várias temáticas conseguirem ser lançadas e obter boas vendas, Dr Slump, se relançado hoje, poderia fazer sucesso, e merece sim uma nova chance!

Shin-Chan

Crianças são fofas, engraçadas, divertidas, ao mesmo tempo que podem ser inquietas, bagunceiras,rebeldes, e tudo isso junto sempre tira boas risadas do público. Crayon Shin Chan conta as histórias do pequeno Shin Chan, um garotinho de 5 anos e todas as suas loucuras. Lançado originalmente em 1990 por Yoshito Usui, vem sido publicado desde então , já possuindo mais de 43 tankohons no Japão,e o anime já ultrapassou os 450 episódios. O traço pitoresco e curioso é o que mais chama a atenção.A série não possui uma história linear,sendo que cada episódio/ capítulo conta uma história da vida cotidiana da família de Shin e seus amigos.

No Brasil, o anime foi exibido pelo Animax, tendo um DVD com episódios lançado. Já o mangá chegou pela Panini, e talvez um dos grandes motivos para o seu fracasso no Brasil tenha sido o formato no qual foi lançado: Shin Chan foi publicado num formato gibi, parecido com o mesmo usado em Turma da Mõnica e nos gibis da Disney. O estranho formato (estranho para o público de mangás) e o traço diferente ajudaram no fracasso do mangá no Brasil.

Mas, como dito anteriormente, o mercado e o público de mangás mudou muito no Brasil , assim séries como Shin Chan, que tem uma temática mais pacata e humorística poderiam sim fazer sucesso de relançados

Um mangá que ja conseguiu sua segunda chance

Ranma 1/2 foi um dos primeiros mangás lançados no Brasil, e veio em formato de HQ americana, com páginas invertidas e  divisão de tankohon japoneses  em cerca de 3 edições Brasil. Lançado pela extinta Animangá, não passou da edição 29 nacional ( correspondente à edição 6 japonesa, sendo que a série possui um total de 38 volumes).

Mas, em 2009 a JBC relançou a série, que vem sido lançada mensalmente desde então no formato tankohon.

Anúncios

Publicado em 18 de outubro de 2011, em Mangás, Matérias & Discussões. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Excelentes informações… Parabéns !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: