[Especial Shoujo] : Sobre o Shoujo: O que é isso?

Coisas fofas, relacionamentos, sentimentos, traço suave e expressivo: alguma spalavras que podem representar um dos gêneros mais queridos de animes e mangas: o Shoujo.

Shoujo é, literalmente, “garota”, “menina” em japonês, e designa as séries cujas temáticas são voltadas para o público feminino infanto-juvenil. Também é usado pra nomear o estilo de traço característico do gênero.

Posso mencionar séries como Card Captor Sakura, Sailor Moon,Fruits Basket,  Chobits,Kimi ni Todoke, Kare Kano,Princess Ai, Vampire Knight, Merupuri,Black Bird, Tokyo Mew Mew,Kanon, Clannad, Rockin’ Heaven, Destino Cativo, entre muitas outras como séries shoujos.

Temáticas

Voltadas principalmente ao público feminino, os sentimentos costumam ser a base destas séries. Relacionamentos dos mais diversos, como amorosos, amizades, companheirismo, entre outros são muito explorados.

Em geral, são essas temáticas mais leves que conquistam o público feminino, não havendo assim muita violência, e as vezes, não tendo nenhuma. Mas shoujos não precisam ser sempre com temáticas românticas: Nana, por exemplo, tem uma história um pouco mais densa e adulta. Em síntese, a temática shoujo que praticmanet ençao muda é a de relacionamentos.

Estética e elementos típicos

 

Em geral, shoujos possuem uma estética mais limpa, muitas vezes sem cenários (no caso dos mangás),tendo flores e outras estampas servindo de fundo em muitas ocasiões e cenas. O traço costuma ser mais delicado,os olhos das personagens costumam ser maiores e mais expressivos, e geralmente, pequenos elementos ganham mais detalhes, como roupas, objetos, entre outros.

É possível notar uma grande mudança que vem ocorrendo na estética shoujo, mas que não é apenas neste gênero: podemos comparar , por exemplo, Sailor Moon , um mangá do início dos anos 90, com Kimi ni Todoke, mangá lançado em 2006. Todo o traço é diferente, claro, são diferentes autoras, mas a maioria dos mangás shoujos das mesmas épocas possuem certa semelhança com elas. Isso mostra a influência da época de criação d euma obra com o produto final a ser lançado.

Um dos principais elementos do shoujo é o bishonen, literalmente, “garoto bonito”. Smepre há um garoto muito bonito que chama a atenção da protagonista, e que muitas vezes acaba por atrair mais d euma garota, desencadeando rivalidades e brigas entre elas.

Algo também muito comum é  estilização de personagens determinados momentos, assim como os exageros: em momentos mais bobinhos, é comum ter os personagens desenhados em uma versão “chibi” (baixinho), e em situações  de estress, os mesmo assumirem uma imagem mais caricata, se não cômica.

Público

Como dito anteriormente,o enfoque de série shoujos são as garotas, mas os garotos também gostam de shoujo! Uma grande parcela dos consumidores de shoujos em todo o mundo é composto pelo público masculino.

Claro, não são só crianças e adolescente que leem shoujos, mas adultos também, de ambos os sexos e de todas as idades.

Subdivisões 

Há vários subgêneros do Shoujo, dentre os quais muitos nem imaginam, e sobre os quais falaremos com mais calma em próximos posts. Alguns subgêneros são o Bishoujo , o Mahou Shoujo , o Shonen Ai, o Shoujo Ai , entre outros.

Mangakás

Há muitos (as) magakás que, por mais que não desenhem apenas shoujo, são verdadeiros(as) especialista neste gênero.

Algumas delas são: as garotas da CLAMP (chamadas de “Rainhas do Shoujo Mangá”), Yuu Watase, Naoko Takeuchi, Hino Matsuri, entre outras.

Revistas Shoujos

Algumas famosas antologias de publicação shoujo no Japão são a Nakayoshi, Ribon,  Cookie, Lala, Asuka, entre outras.

Abaixo, algumas capas destas antologias:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Publicado em 21 de outubro de 2011, em Especial, Especial Shoujo e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. OMG.
    Ótimo post O_O
    Parabéns ^^
    Exelente blog ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: