[Especial Shoujo]: Mahou Shoujo

Um dos gêneros que derivam do Shoujo é o popular Mahou Shoujo, que significa, literalmente, “garota mágica”, e como o próprio nome ja diz, conta história de garotas com poderes mágicos, pequenas feiticeiras, etc.

Algumas séries Mahou Shoujo são Sailor Moon, Mahou Shoujo Madoka Magika,  Magic Knight Rayearth, Card Captors Sakura, Tokyo Mew Mew, Mahou Shoujo Lyrical Nanoha,Ojamajo Doremi, Shichinin no Nana, Sally the Witch, Sugar Sugar Rune, entre outros.

O mahou shoujo não é se fecha no gênero, mas também se amplia ao elemento que representa, sendo comum que, em muitas séries com outras temáticas, como harém e shounen, garotas mágicas aparecem como meio de sátira ou humor, como ocorre em um dos episódios de Tenchi Muyo.

Propostas e narrativa

O que diferencia o Mahou Shoujo do Shoujo comum é a presença de magia como elemento que torna a(s) garota(s) especial(ais). Normalmente, algum tipo de guardião , em maioria das vezes, um “bichinho fofinho “,que surge e desperta os poderes mágicos, que são ativados através de algum objeto. Elas ganham, junto de seus poderes, uma missão a ser cumprida.

Em alguns casos, os poderes delas só duram enquanto elas tem a missão a cumprir; ao concluí-la, tem seus poderes “desativados”. Estas missões são compostas por ideais emocionais, como amor, amizade, entre outros, mas, uma grande sacada das séries Mahou Shoujo é mostrar todas as dificuldades enfrentadas pelas garotas com poderes, que têm de conciliar sua vida normal, como ir a escola, lidar com família, amigos, e as vezes até trabalhar, com a vida de poderes, já que esta é uma vida secreta. Além disso, tem de manter a identidade secreta (por mais que, muitas vezes, não escondam seus rostos nem fiquem tão diferentes com poderes).

Séries Mahou Shoujo costumam ter uma pegada mais leve no seu enredo, repleto de humor, e muitas vezes infantilizadas. A parte  antagônica costuma ser motivada por vingança, insegurança, medo, insatisfação , rejeição, ou simplesmente ambição.

Elementos importantes

Em síntese, a magia é o elemento base de todo Mahou Shoujo, mas há outros elementos que complementam as histórias. Algo muito importante é a transformação: quando a garota “ativa” seus poderes, é comum ocorrer algum tipo de transformação; se não fisicamente ( como em Tokyo Mew Mew), as roupas se transformam ( Magic Knight Rauearth), ou então o tal objeto que confere os poderes muda ( Card Captors Sakura). Esta parte é smepre mostrada de forma especial, algumas vezes erotizando as garotas.

As roupas podem variar, desde roupas de guerreiras, até o mais usual, baseado nos clássicos uniformes escolares de marinheiro.Tiaras, chapéus, braceletes, botas, e vários outros adornos completam os uniformes, que aparecem no momento de ativação dos poderes (transformação, podendo ou não usar este termo). Quando se tem um grupo de garotas, é comum que as roupas sigam um padrão, mas que se diferenciem em aspectos como cor, disposição, adornos, etc.

Lantis

Um outro elemento muito importante é o Mahou Shonen , ‘garoto mágico”, um rapaz que, como ja dissemos, possui poderes mágicos e , de início, surge envolto de mistérios, na maioria das vezes rivalizando com a protagonista, até o momento em que, comumente acabam se apaixonando.Possuindo ar galante, são exemplos de Mahou Shonen são: Li Syaoran( Card Captors Sakura), Tuxedo Mask ( Sailor Moon), Lantis ( Magic Knight Rayearth), entre outros.

Além destes , os já citados “guardiões” ou “entidades” que concedem/despertam os poderes e objetos que possibilitam o uso desta magia são outros elementos importantes.

Anúncios

Publicado em 26 de outubro de 2011, em Animes, Especial, Especial Shoujo, Mangás e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: