[Especial Shoujo]: Parece, mas não é…

Responda rápido: Video Girl é uma série Shoujo? Se disse não, parabéns, acertou! Muitas séries são taxadas como shoujo, quando na verdade não tem nada a ver com o gênero.

Gêneros que são muito confundidos com o Shoujo são o Harém , Ecchi, e acreditem, o Shounen. Pode não acreditar, mas isso acontece com muita frequência, até mesmo entre aqueles que são grandes conhecedores de mangás e animes. Não acreditam? Quem não conhece alguém que acredita que Love Hina, Chobits, Tsubasa Reservoir Chronicles ou Saber Marionette são séries Shoujo? Ou que acreditam ou acreditavam que eram? Pois é, é uma confusão comum. Ocorre pela generalização de que, séries cheias de garotas ou com traço e enredo leve são sempre shoujo, e que estão longe do Shounen.

Falarei um pouco sobre algumas destas séries que são confundidas com shoujo, mas que não tem nada a ver com o gênero.

 Oh My Goddess

Um rapaz que , por engano, liga para o serviço de deusas e se vê cercado por três belas entidades do dia para a noite . Oh! My Goddess , ou Ah Megami Sama! é uma das séries shounen campeãs em ser confundida com shoujo. A presença de belas mulheres é o elemento que contribui ainda mais para que esta confusão ocorra.

Oh!My Goddess pode ser classificado como pertencente há mais de um gênero: quanto ao mangá, é uma série Seinen e harém; quanto ao anime, é também harém, mas shounen.

Sora no Manimani

Ooyagi Saku é um estudante que, ao retornar a cidade natal, reecontra, por acaso, com sua velha amiga de infância, a jovem Akeno Mihoshi,com quem o rapaz teve um passado traumático.Com o reencontro, Saku acaba por se tornar membro do clube de astronomia criado pela jovem Mihoshi, para que junto de seus amigos, ela pudesse observar as estrelas.

Apesar do aparente “romance” existente na trama, Sora no Manimani é um mangá seinen de comédia escolar, tendo sido lançado na revista Afternoon.

Love Hina 

Muitas garotas, cada qual com suas próprias personalidades e problemas, todas em volta de um garoto que sempre foi um fracasso no amor ou que nunca teve nenhuma experiência amorosa. De primeira, realmente parece ser shoujo, mas Love Hina é uma série shounen, mais precisamente, Harém e com elementos Ecchis ( olhem no nosso Glossário, se alguma dúvida sobre termos surgir). Tanto é shounen, que foi lançada na revista Shounen Magazine.

Maison Ikkoku

Todas as histórias envolvendo os moradores dos apartamentos Ikkoku, principalmente as dificuldades do amor que surge entre Godai e a Srta Otonashi levam muitos a ver uma das primeiras obras de Rumiko Takahashi como Shoujo, quando na verdade, é uma série Seinen, voltada para adultos de ambos os sexos, enquanto uma série shoujo tem como público alvo adolescentes e crianças do sexo feminino.

Angelic Layer

Apesar de ser uma “série de bonecas”, Angelic Layer é uma das obras do grupo CLAMP voltadas ao público masculino, ou seja, é uma série Shounen. Cheio de lutas, ação e superação, é uma série extremamente dinâmica, com rapidez no modo como a história é contada. Romances praticamente não existem na série, ficando em último plano.O foco principal de ANgelic Layer são as lutas entre os Angels e seus respectivos Deuses.

Chobits

Também sendo uma série shounen, Chobits é tão vista como shoujo como Love Hina. A presença das várias andróides da série, sempre com belas roupas e o delicado traço são os principais fatores para taç confusão. Mas podem ter certeza, o ecchi presente em toda série a distancia muita de séries shoujo.

Negima

Do mesmo autor de Love Hina, Negima tem uma base parecida: um garoto que se vê cercado pro inúmeras garotas, cada quais com suas personalidades. O garoto no caso, é o jovem professor de magia Negi Negimaki, recém chegado da Inglaterra, e novo resposável pela turma mais problemática de um colégio feminino. Esta é também uma série shounen.

Anúncios

Publicado em 2 de novembro de 2011, em Especial, Especial Shoujo, Mangás e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: