Artes Marciais: Kendô

Como a espada já era um elemento extremamente importante na história japonesa,pode-se dizer que o espírito do Kendô  já existia há séculos, e que só foi se aprimorando.

Literalmente “caminho da espada”, o Kendô é a arte marcial desenvolvida a partir da arte marcial dos samurais,o Kenjutsu (técnicas com espada), ou seja, um conjunto de técnicas e filosofias que envolvem o uso da espada como meio principal de combate.

Até o início do século XVII, o Japão era repleto de samurais, que com a espada defendiam a honra de seus senhores, mas com o processo de modernização emergente no país, muitos valores tradicionais foram deixados de lado, principalmente com o advento da abertura dos portos japoneses para outros países. O uso das armas de fogo foi cada vez mais adotado, e com a lei que proibia o porte de armas, os samurais tornaram-se ainda mais pertencentes ao passado. Mas, no fim do século XIV, o Kendô passa a ser desenvolvido, com o objetivo de aprimorar o antigo kenjutsu, e para que fosse além de uma atividade física , uma atividade psicológica. O Kendô moderno que conhecemos foi aprimorado no início do século XX.

Equipamento

Espadas: são três os tipos de nihonto (espadas japonesas)  utilizadas no Kendô

– Bambu

A espada de bambu chama-se Shinai (literalmente, espada de madeira), e é utilizada para treinos. Por ser de bambu, é resistente e flexível, sendo assim ideal para treinos.

-Madeira

São duas as principais espadas de madeira utilizadas no Kendô:

Bokuto/ Bokken : Literalemnte “espada de madeira”, é também utilizada para treinos, porém esta é mais forte que uma shinai, já que é feita a partir de madeiras nobres, como carvalho. Possui tamanho e formato muito próximo ao d euma Katana, a típica lâmina samurai. A Bokuto é utilizada também no Aikidô, outra arte marcial nipônica.

Bokuto

Shoto:  “espada curta”, também feita de madeira nobre.

Shoto

-Aço : lâminas de fato, lembram as clássicas Katanas, e saem do âmbito de espadas de treino para  espadas de prática. A mais importante chama-se Iaito.

Iaito

-Vestimenta:

É utilizado o Bogu, armadura de proteção utilizada pelos Kendocas (praticantes de Kendô). É composto por quatro armaduras: Men ( protetor da cabeça), Dô ( protetor do tronco, feito de bambu e com detalhes em couro), Kotê (espécie de luva, protege os punhos e mãos) e  Tarê (protetor da cintura e quadris).

Além do Bogu, são utilizados o Hakama (esécie de calça-saia) e o Dogi (camisa/blusa), ambos sob a o Bogu.

Bogu

Shiai (Lutas)

As lutas terminam assim que um ods lutadores conseguir aplicar dois ippons, que nesse caso seriam golpes letais, casa um valendo 1 ponto. Ki Ken Tai Icchi é o fundamento do Kendô, no qual une a energia do praticante, a trajetória da espada e a aplicação certa de força e movimento como o caminho para se aplicar um ippon.

Em médias, as lutas de Kendô duram de 3 a 5 minutos.

São quatro movimentos (golpes) básicos, que consistem em “cortes” (entende-se corte neste contexto como o ataque com a espada) no centro da cabeça ( men uchi) , no antebraço ( kotê uchi) , na lateral do abdome ( do uchi)  e na garganta (tsuki). Se bem executados, cada um destes golpes valem 1 ponto.

Para melhor exemplificar estes golpes, abaixo alguns vídeos com a execução de ambos:

 Men Uchi 

 Kotê Uchi e Do Uchi

Tsuki

Graduações

Ikkyu (1º Kyu): é necessário que se tenha no mínimo 14 anos de idade, e que haja pelo menos  3 examinadores com no mínimo 5º Dan. Para  a aprovação do candidato, é necessário que pelo menos 3 examinadores concedam a graduação

Shodan (1º Dan): ocorre 6 meses depois do 1º Kyu , com 5 examinadores com no mínimo 5º Dan. Para  a aprovação do candidato, é necessário que pelo menos 3 examinadores concedam a graduação . Também é feito um exame escrito.

Nidan (2º Dan): ocorre 1 ano depois do 1º Dan, com também  5 examinadores com no mínimo 5º Dan, e é preciso a aprovação de  3 devem conceder a graduação e exame escrito.

Sandan (3º Dan): ocorre 2 anos depois do 2º Dan e é preciso ao menos se ter 18 anos de idade. São 5 examinadores com no mínimo 5º Dan , e ao menos 3 devem conceder a graduação e exame escrito.

Yodan (4º Dan): ocorre 3 anos depois do 3º Dan,contando com 7 examinadores com no mínimo 6º Dan,e no minimo  5 devem conceder a graduação. Além de exame escrito, há também uma redação.

Godan (5º Dan): ocorre 4 anos depois do 4º Dan, tendo 7 examinadores com no mínimo 7º Dan e ao menos 5 devem conceder a graduação. Há exame escrito e redação.

Rokudan (6º Dan): ocorre 5 anos depois do 5º Dan , com 7 examinadores com no mínimo 7º Dan e ao menos 5 devem conceder a graduação. Há exame escrito,redação e exame de arbitragem

Nanadan (Shichidan) (7º Dan):  ocorre 6 anos depois do 6º Dan, contando com7 examinadores com no mínimo 8º Dan ao menos 5 devem conceder a graduação, além de exame escrito,redação e exame de arbitragem.

Hachidan (8º Dan): acontece apenas 10 anos depois do 7º Dan e tem de se ter pelo menos 45 anos de idade. São 21 examinadores com no mínimo 8º Dan e pelo menos 5 destes devem conceder a graduação. Há exame escrito, redação,exame de arbitragem e tese

Mangás e animes

Bamboo Blade 


Anime de 26 episódios, com duas séries de mangás, totalizando 16 volumes, Bamboo Blade é uma das poucas séries que podemos encontrar que possui o Kendô como base e elemento principal da história. Para que um clube se sustente, é necessário que haja um número mínimo de pessoas inscritas e participando ativamente de suas atividades. O anime começa com o drama do treinador do clube de Kendô de uma grande escola, que só possui um único membro, assim pondo em risco a existência do clube. Com o tempo, novos membros entram para o time do professor Toraji Ishida.

O enredo é basicamente a vida dos membros do clube de Kendô, seus treinos, campeonatos, etc.

Love Hina – Motoko Aoyama

Chamada de “mulher kendô”, a jovem Motoko é herdeira de um grande dojo de Kendô em Kyoto, sua cidade natal. Sempre portando sua espada, com a qual utiliza as técnicas de família para defender-se do “pervertido” Keitarô, e para defender suas amigas.

Rurouni Kenshin – Kaoru Kamiya

A jovem mestra- assistente do dojo Kamiya na cidade de Tóquio, ensina o Katsu Jin Ken , a “espada para a vida” do estilo Kamiya Kasshin, cujo objetivo é utilizar a espada apenas para defender vidas.

Anúncios

Publicado em 3 de dezembro de 2011, em Artes Marciais e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: