Clube universitário para Otakus – Genshiken

Já pensou poder escolher um clube na faculdade na qual todas as atividades estão voltadas para Otakus? Bem vindos a Genshiken.

O mangá de Kio Shimoku, foi lançado em 2002 na revista seinen Afternoon, e foi concluído com 9 volumes fechados (tankohon) em 2006. Foi lançado um capítulo bônus alguns anos após a conclusão da série, além de uma continuação iniciada ano passado, com o nome de Genshiken Nidaime.


História

Kanji Sasahara é um jovem calouro, sem auto estima, que não sabe pra qual clube da faculdade entrar, até que decide entrar para algum clube de algo que realmente goste: então, ele entra para o Genshiken,uma abreviação para Gendai Shikaku Bunka Kenkyuukai , ” Sociedade para o estudo da cultura moderna visualmente assistida”, nome de um dos clubes facultativos da faculdade. Apesar do nome, os integrantes do clube se reunem, basicamente, para assistir animes, ler mangás, jogar videogame, ouvir música, e discutir sobre assuntos relacionados ao universo Otaku.

No clube, Kanji começa  a fazer amigos, como Harunobu (um otaku hardcore e obsessivo que gasta praticamente todo o seu dinheiro com dojinshis, mangás e coisas do tipo), Souchirou (especialista em cosplays) e Makoto (um gamer). Os ânimos no clube ficam mais tensos com a entrada de Saki, uma garota que simplesmente odeia tudo que for relacionado ao universo Otaku, tudo! Apesar de fazer nexo uma “anti-otaku” entrar para um clube Otaku, o que a fez tomar esta decisão foi ficar mais próxima de Makoto, seu namorado.

Conforme o mangá decorre, vemos a evolução no relacionamento entre os membros do Genshiken, além da entrada de  novos membros.

Por que ler Genshiken?

Este é um mangá metalinguístico, ou seja, um mangá que fala sobre mangás, e principalmente sobre os fãs de mangás e animes, os Otakus. Genshiken gera identificação, o leitor Otaku se vê dentro da história. As personagens assistem animes, compram e leem mangás, vão à eventos, etc. Além disso, as referências existentes na série são inúmeras, tanto à personagens reais de animes, mangás ou games, ou mesmo às próprias séries, além de marcas, pessoas públicas eventos, e assim por diante.  Além do traço, que consegue ser dinâmico e leve , e também expressivo,na medida certa.

Mas, o principal motivo que faz com que esta série valha realmente a pena é a identificação do leitor com a história. Quem lê e gosta de Genshiken se vê na história, ao se deparar com personagens que fazem os maiores sacrifícios deste e dos outros mundos pra conseguir aquele mangá,que vira noite assistindo anime, que surta de alegria em eventos, que trabalha duro no seu cosplay, que quer zerar aquele jogo, e assim por diante. Isto é o que torna esta série ainda mais interessante.

Agora, é só torcer pra alguma editora lançar o mangá aqui, pois tenho certeza de que, se lançado, fará sucesso! (E claro, vamos torcer também para que um dia criem um curso destes nas faculdades brasileiras :p)

Anúncios

Publicado em 21 de dezembro de 2011, em Mangás e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. O mangá já está sendo publicado pela Editora JBC. Se não me engano já se encontra no 5º Volume.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: