Não há algo mais belo do que a vida – Kobato

“Seja alegria  ou seja tristeza, levo tudo por perto, enquanto eu estou andando”

Outra série da CLAMP sobre a qual já postei, mas que tive de repostar. Kobato possui anime baseado no mangá homônimo de 6 volumes,e possui  24 episódios. É uma das séries mais recentes do quarteto de Osaka , sendo lançado em 2009 , no canal NHK.
“O outono está na beira-mar, o inverno esconde-se acima das àrvores”
Algo muito curioso são os vários crossovers existentes na série: as personagens Kohaku e Shuichiro, da série Wish , participam de Kobato, além de muitas personagens de Chobits ( Chitose, Chi e Dark Chi – que em Kobato de chamam Chiho e Chise, e são garotas normais – , Yumi e Ueda), e até mesmo com Tsubasa Reservoir Chronicles, tendo um episódio no qual Shaoran, Kurogane, Fay e Mokona surgem no mundo de Kobato. Watanki, de xxx Holic também da as caras na série.
“Flores desabrocham na primavera, e o infinito céu de verão,tem seus brilhos gravados em meu coração”
Um garota surge, do nada, em um parque. Vestida com roupas “meigas”, com um chapéu, carregando consigo uma mala com guarda-chuva, além de uma bolsa onde repousa um simpático cãozinho de pelúcia azul. Kobato Hanato tem um sonho: ir para um “certo lugar”, e para isso , precisa passar em vários “testes” para que consiga “algo”.
Bom, sendo menos abstrato: ela precisa se adaptar aos modos de vida da Terra, e com isso passar nos tais testes, para que consiga uma garrafinha, a qual deverá ser preenchida por várias “balinhas”, que representam corações humanos partidos, que Kobato conseguiu curar.Ela tem o prazo de 4 estações, ou seja , de um ano para reunir as balinhas necessárias.  Quem a avalia é Ioryogi, o tal cachorrinho azul de pelúcia já mencionado. Na verdade, esta não é sua forma original, mas só assistindo para realmente entender melhor. Mas, por exemplo: Kobato chega na Terra, e Ioryogi à diz para agir de forma natural para alguém que está em uma praça; só que a garota, pega um jornal que encontra, e se deita num banco com ele embrulhado. Claro, Ioryogi fica louco, e lhe dá nota 0. Este é só um exemplo dos vários e vários testes pelos quais Kobato passa.
“Por favor, me guie, ó voz longínqua,como se sorrisse, como se cantasse, o som do vento ecoa”
Ela precisa de um lugar para morar, e acaba, por coincidência, encontrando com Chitose Mihara, dona de uma pensão, que a oferece um quarto. A simpática senhoria é mãe de duas gêmeas, Chiho e Chise, e logo se tornam amigas de Kobato. Após o problema de moradia resolvido, a garota começa a sair em busca de corações partidos a serem “restaurados”. A inocência de Kobato é tanta, que ela sai pelas ruas perguntando para as pessoas se elas estavam bem, e se precisavam de ajuda, e é claro, muitas pessoas entendem de forma errada, querendo se aproveitar da garota, que é salva por Fujimoto, um tipo mal encarado que de cara não se dá bem com Kobato. Numa destas andanças, ela encontra com Sayaka, uma linda professora da Creche Yomogi, a qual vem passando por vários problemas financeiros, e assim com o dono do terreno onde fica a creche, então, ela se oferece para trabalahr lá, de graças. Isso apenas para ajudar , por que lhe faz feliz. O que ela não esperava era encontrar com Fujimoto, que também trabalha lá, e é irmão de criação de Sayaka, a única que sabe realmente lidar com ele.
“Há uma bondade infinita, profunda no mundo,toda vez em que a noite vier, vamos oferecer uma oração”
Inocência é o sobrenome de Kobato, junto de bondade. A garota possui bondade infinita em seu coração, sempre querendo ajudar a todos que pode, o que lhe traz verdadeira felicidade. Seja ajudando na creche, seja ajudando qualquer um que ela encontre que esteja com problemas.Muitas destas pessoas que ela ajuda tem seus corações curados, assim enchendo gradativamente sua garrafinha. Só que, ela não faz tudo isso com o pesamento “tenho de encher a garrafinha”, pelo contrário: sempre que surge uma nova balinha na garrafa, é uma surpresa para a própria, que se pergunta o por quê. Isso mostra a verdadeira índole de Kobato, inocente e bondosa. A inocência é tanta, que é constantemente repreendida por Ioryogi, que dispara raios de fogo de sua boca na jovem.
“Mesmo em dias chuvosos, com as janelas fechadas,a luz transbordando o meu peito ultrapassa as nuvens”
Bom, falarei sobre alguns dos casos de pessoas com decepções curadas por Kobato no anime. Há o caso de duas jovens, que sempre foram grandes amigas, praticamente irmãs, mas que acabaram se afastando com o tempo, tendo novos interesses, esquecendo de sua amizade. Também há o de um garoto que é pego roubando comida, que é pego por Fujimoto e Kobato. Eles descobrem que ele estava fugindo de casa, por achar que seu avô o odiava. Outro muito curioso é o de uma árvore Ginkgo, que seria derrubada por já estar grande a ponto de causar problemas para os moradores, o que comove muito Kobato, já que aquela árvore tinha sentimentos, e sempre esteve lá cuidando de todos os que moravam próximo.Entre outras histórias…
Conclusão
Kobato é o tipo de anime que, a primeira vista, pode parecer bobo, sem conteúdo, quando é exatamente o contrário. Assistindo podemos pensar o pouco em como coisas tidas como bobas e simples, podem trazer alegria. Brincar com crianças, desenhar, sair por ai com a alma leve, ver as pessoas felizes, tudo isso faz muito bem, e mostra que não há algo mais belo do que a própria vida. Vejo esta como uma das grandes mensagens que o anime passa. É o tipo de série que te deixa leve, alegre apenas por viver.
Posso dizer que, o final da série é a coisa mais surpreendente que já vi, totalmente inusitado, fazendo qualquer um chorar (sério kkkk é muito lindo). Muitas coisas são explicadas.
Os trechos destacados no post são da música “Ashita Kuru Hi” , ” O dia de amanhã que está por vir” , que apesar de não ser nem o tema de abertura nem de encerramento da série, é extremamente marcante, sendo interpretada pela própria Kobato em vários momentos do anime, e possuindo uma grande importância  nos fatos da história.
“Vamos em silêncio cumprimentar o dia de amanhã que está por vir”
Anúncios

Publicado em 1 de janeiro de 2012, em Animes e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: