Nihom no meishin: O número 4

Antes de tudo, a tradução: nihom no meishin = superstições japonesas.

Nada mais válido que usar hoje, dia 4, para começar a categoria de coisas que deixam nossos amigos nipônicos de cabelo em pé. Então, aproveitando o ensejo, esse post falará de uma das superstições japonesas mais famosas no mundo: o número 4!

Um elevador que não tem o 4º andar.

A origem

Em japonês, o número 4 pode ser dito de dois jeitos: yon e shi, só que shi também significa morte. Então qualquer coisa que seja em 4 vezes é vista extremamente mal pelos japoneses.

Uma variação é o número 42, que pode ser pronunciado como shi-ni (ni=2), que significa morrer. Em hospitais, por exemplo, simplesmente não há nada com o número 4, muito menos um quarto 42… é meio sugestivo!

Outro número, não tão conhecido pelo resto do mundo, mas que também é bem mal-visto pelos japoneses é 9, que pode ser pronunciado como ku, que significa sofrimento (assim como kurushimi).

Enquanto isso, no ocidente…

Elevador em Nova York que não tem o 13º andar no painel.

O número de azar é o 13 pois, dizem os especialistas, foi quando Jesus foi crucificado, ou ainda, segundo a mitologia nórdica, porque Loki invadiu um banquete de somente doze convidados. Por essas e outras que, em vário prédios (principalmente os antigos) não há o número treze no painel de andares do elevador. Isso sem contar os inúmeros filmes de terror da série Sexta-feira 13.

Uma das poucas exceções ao medo do número 13 é Portugal, que costuma festejar todas as sexta-feiras 13 do ano com festas e muitas fantasias de bruxos e teatro.

Anúncios

Publicado em 4 de janeiro de 2012, em Curiosidades, Superstições e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Eu já sabia do 4, mas não tinha nem ideia do 13 aqui no ocidente!! Só pensei que era uma superstição boba!!

    Muito bom o post! Continuem com o ótimo trabalho!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: