Republicações de mangás no Brasil: o que podemos esperar?

Nos últimos meses, as notícias que mais vem repercutindo no cenário de lançamento de mangás no Brasil foram os anúncios de republicação de algumas séries de grande sucesso. Alguns já este mês, outras Deus sabe quando. Mas, o que nós, fãs, podemos esperar destas reedições?

O anúncio de que One Piece seria relançado em solo brasileiro sob o selo Planet Mangá da Editora Panini Comics foi uma das mais animadoras. O mangá fora anteriormente lançado pela Conrad Editora, num pseudo formato meio tankohon (digo pseudo porque, em muitas séries lançadas pela Conrad, uma edição japonesa poderia virar até mesmo três edições aqui, e não duas como de praxe), tendo sido cancelado, devido à problemas com a Shueisha e outras responsáveis pelo licenciamento da série no país, além de problemas na própria Conrad.

Grande parte dos fãs ficaram satisfeitos de saber que uma editora como a Panini trará a série de volta, já que o trabalho desta tem sido como vez mais notório e de gosto dos consumidores.E algo muito interessante é que,além da edição 1 (que já sai este mês hehe), a editora lançará (ainda sem data confirmada) a série a partir da edição 36 japonesa, o ponto no qual a antiga edição da Conrad parou.

Outro anúncio sem dúvidas muito notório foi o anúncio de que Dragon Ball voltará também pela Panini Comics, o que cria grande expectativa, já que esta é uma das séries com sucesso mais arrebatador no Brasil, mais do que Naruto ou One Piece. Eu particularmente, como grande fã da série, acredito que agora Dragon Ball terá um tratamento melhor, com formato tankohon (algo já confirmado), com as capas originais, páginas coloridas, e respeito ao título original (algo que muitos não sabem é que, Dragon Ball Z é um título exclusivo do anime; todo o mangá é nomeado apenas como Dragon Ball). Agora é só esperarmos até Goku e companhia estarem nas nossas bancas.

Saint Seiya, também conhecido como Cavaleiros do Zodíaco será republicado no Brasil pela editora JBC, detentora dos direitos de Saint Seiya: The lost Canvas e de Saint Seiya: Next Dimension. Segundo o checklist oficial da editora, o mangá já poderá ser encontrado a venda no dia 13 deste mês de janeiro (sexta feira da semana que vem), e mesmo antes do lançamento já vem causando certa polêmica e recebendo muitas críticas, devido à capa da edição 1 divulgada pela editora.

A capa da JBC possui esta moldura azul, que muitos reclamaram de “tirar muitas informações da arte original”, o que de fato é verdade, mas segundo o que foi dito pela própria editora,a Shueisha, editora japonesa de Saint Seiya, não possuía mais a arte original da capa, além de ter de cumprir regras impostas  pelo licenciamento. Mas, apesar de tudo isso de que a capa perdeu informações e afins, esta capa é bem mais próxima da original do que as capas utilizadas pela Conrad nas suas duas edições do mangá.

Edição japonesa de Card Captors Sakura

Card Captors Sakura foi o primeiro a ser anunciado que ganharia uma nova edição pela JBC, desta vez uma edição de luxo, segundo divulgado, mas ainda sem nenhuma outra informação divulgada, como data certa de lançamento ou mesmo o preço de cada edição. O que sabemos é que será em formato tankohon com 12 edições, e que sairá ainda este ano. Esperamos que seja com um papel de mais qualidade, como por exemplo o utilizado nas Graphic Novels  Gohou 13 e Miyuki Chan , ambos da JBC.  Sakura foi um dos primeiros mangás a serem lançados pela JBC, ainda no formato meio-tanko,no início da invasão mangá no Brasil, e até hoje é uma das maiores vendas da editora.

Além de todas estas, a JBC divulgou que Samurai X e Yu Yu Hakusho, outras duas séries de maior sucesso  da editora também seriam republicadas no Brasil este ano. Samurai X teve 54 edições no formato de meio-tanko, correspondendo às 28 edições japonesas, de autoria de Nobuhiro Watsuki, mesmo autor de Busou Renkin. Já Yu Yu Hakushô também foi lançado no formato meio-tanko na época da invasão mangá no Brasil, sendo de autoria de Yoshihiro Togashi, o mesmo de Hunter x Hunter. Creio que ambas saiam ao preço de R$10,90 cada edição, com formato tankohon.

O que mais preocupam os fãs, no geral, é o modo como estes mangás serão tratados aqui, desde capa, tradução, qualidade do papel, até mesmo o preço. Porque mangás no Brasil são caros, e pagar caro em um mangá de qualidade duvidosa, preocupa muito os fãs, já que estas reedições são oportunidade de vermos grandes séries, muito queridas, receberem o devido tratamento que merecem, que não receberam quando lançadas anteriormente. Porque, se pensarmos, tudo é para dar lucro, se não fosse, não relançariam, ou então, não se preocupariam em relançar as séries de grande sucesso. Mas ainda assim, creio que teremos bons trabalhos por parte de ambas as editoras envolvidas, e que muitos  novos fãs das aventuras de Luffy pelos mares, das batalhas de Goku, da meiguice de Sakura, da personalidade de Yusuke e da vida de Kenshin surgirão, além dos que já são desde suas antigas edições.

Ah, e claro, vale lembrar que, todos devem tomar cuidado para não torrar todo o dinehro com mangás e ir à falência, já que são tantas opções que teremos haha.

E você, o que espera destas republicações? Tem boas expectativas , ou acha que serão só dor de cabeça para os leitores? Deixe um comentário dizendo o que você acha sobre o assunto.

Anúncios

Publicado em 7 de janeiro de 2012, em Matérias & Discussões e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. One Piece e Sakura estarão na minha coleção com certeza. <3

  2. Com certeza a JBC cuidará com carinho de Cavaleiros, pq eu tive a 1º edição completa lançada pela Conrad, e pense numa criança de 13 anos guardando o dinheiro do lanche para poder completar os 48 volumes aos 17/18 anos? Pois é. Sem contar os erros de tradução foram horríveis, até mesmo na parte de carta aos fãs.
    Com relação a Dragon Ball eu não tive problemas, cheguei a completar, assim como Samurai X, mas é muito legal da parte deles relançar Sakura, pois chegou numa fase que o volume 1 tornou-se raro, e você encontra no mínimo por 100/150 reais no Mercado Livre. Eu cheguei a ir no Fest Comix 18º edição e cogitei a possibilidade de comprar os volumes que tinham, claro, 1 real cada, mas não adiantaria nada, sabendo que eu não poderia ter a 1º edição de qualquer jeito…. Por isso fico bem feliz, porque finalmente poderei comprar, já se passaram 12 anos desde que aquela pequena parou pela primeira vez na banca e achou que existia um “gibi” de Cavaleiros e quando foi abrir, estava bem uma mão riscada escrita PARE, você começou a ler pelo lado errado.
    O estilo tankohon facilita muito a vida, apesar de ser mais caro, mas com certeza vale muito a pena. Para quem é fã, apesar de até já saber a história, ter que esperar 1 mês para vir um volume meio-tankohon, é muito estressante hehe
    YuYu Hakusho, claro, sinto uma felicidade imensa em voltar, acho que só quem viu o anime pela Manchete sente essa emoção tão grande, claro, sem desmerecer os mais novos ^^”
    One Piece nem se fala *————-* Minha paixão que me levou a fazer o meu primeiro cosplay no Anime Friends 2008, a Nico Robin *-* Não cheguei a comprar o mangá, eu já comprava muitos e já era bem apertado na época, mas é bem legal saber que a Panini irá cobrir o que a Conrad deixou a desejar…
    Gostaria de agradecer a todos que fazem parte dessa equipe maravilhosa que sempre nos proporciona muitas matérias interessantes, divertidas, e sem sombra de dúvida, nostálgicas!! ^_^

    • Nossa, que comentário grande *-* Acredite, isso deixa a equipe muito feliz, heh.
      Bom, obrigada por ter gostado da matéria e por ter nos elogiado *-* Nós ficamos muito felizes em saber que nossos leitores gostam dos nossos posts!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: