[Especial Dragon Ball]: O verdadeiro pai de Goku!!

Sim garotos e garotas, este é o verdadeiro pai de Goku!

Para vocês que não entenderam, explicarei: este robozinho é um auto retrato do próprio Akira Toriyama, o grande criador de Dragon  Ball, assim sendo ele o verdadeiro pai de Goku. Esta é uma das formas como a qual ele se desenhava para os freetalks de seus mangás, também tendo um pássaro (Toriyama = montanha de pássaros) ou como um humano usando máscara e com uma aparência um tanto desesperada. E é sobre este grande homem que se trata este post.

Nascido em 5 de Abril de 1955, Akira Toriyama iniciou sua carreira com o mangá já na Shonen Jump, com “Wonder Island” em 1978. Ele ia lançando várias séries curtas , a maioria one shots, até que em 1980, ele viria a lançar seu primeiro grande sucesso, Dr Slunp, uma comédi que definiu o estilo Toriyama, na qual um cientista cria uma andróide míope, assim desenvolvendo as várias aventuras dos dois pela Vila Pinguim, com tipos nada convencionais. Foram 18 tankohons, e muita fama para Toriyama.

Ao encerrar a sua primeira grande série de sucesso, a cômica Dr Slump, Akira Toriyama inicia , em 1984, o que seria seu maior sucesso de todos os tempos, Dragon Ball. Com periodicidade semanal na Shonen Jump, a série caiu rapidamente no gosto popular tornando-se uma verdadeira febre. Logo, veio o anime, e muito mais sucesso, que foi tanto, que Toriyama abriu, com o tempo, seu próprio estúdio, o Bird Studio. Um dos grandes fardos que Dragon Ball trouxe a Toriyama foi a grande pressão por parte da editora, a ponto de não permitir que o mangaká viajasse ou se ausentasse da cidade por outro motivo , a não ser que fosse muito sério, e como foram mais de 10 anos de publicação…  Talvez tenha sido por isso que o autor se retratava como um robô em seus freetalks.

Pode-se dizer que Dragon Ball seria criado por Akira Toriyama, inevitavelmente. Em 1983, ele lançou Dragon Boy, uma história curta de 2 capítulos apenas, que contava as histórias de um garoto que treinava Kung Fu, e que tinha de cumprir uma missão recebida de seu Sensei. No mesmo ano lançou Tongpoo, uma one shoot na qual um andróide utilizava de cápsulas as quias tinham de ser fervidas, onde poderia se levar coisas, desde objetos pequenos ate um carro. Estas duas séries, embora curtas, já davam sinais e foram percursoras de elementos muito importantes de Dragon Ball: as lutas e as cápsulas HoiPoi.

O seu traço é o mais característico possível: é leve, dinâmico, e consegue ter ação e comédia ao mesmo tempo, tal qual suas histórias, sendo ele a grande inspiração dos “novos autores”, como Masashi Kishimoto (Naruto ), Eichiro Oda (One Piece) , Tite Kubo  (Bleach), e de muitos outros. Pode-se notar que uma das maiores influencias de Toriyama foi o próprio estilo de traço: na década de 80, pode-se dizer que, mais de 70% dos mangás shounen (para garotos, a maioria com ação e lutas) possuíam um traço carregado, muito esfumaçado, até mesmo sujo, mas Dragon Ball, assim como todas as outras obras de Toriyama não, sendo exatamente o contrário: possui traço limpo e bem definido, apenas com  hachuras , e os sucessos de hoje como Naruto e One Piece seguem esta tendência, de um traço mais limpo e definido.

Após Dragon Ball, não houve nenhum grande trabalho, sendo a maioria histórias curtas, desde one shots até séries com 2 tankohons no máximo, mas Akira Toriyama também fez o design character de games como Dragon Quest e Blue Dragon.

Bom, mas independente de turo, Dragon Ball é a obra prima do mestre Toriyama, e por isso, com este post, estamos iniciando o Especial Dragon Ball!

Anúncios

Publicado em 16 de janeiro de 2012, em Especial, Especial Dragon Ball e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. WAA, eu amava Dragon Ball quando era menor! Continuem postando aí.

  2. Haha’…dahorinha nem sabia, vo acompanhar essa semana…Dragon Ball Forever ♥ *-*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: