Outros tipos de práticas xamãs de Shaman King

Shaman King possui vários tipos de xamãs, sendo que todos tem alguma relação com doutrinas e práticas que realmente existem.

Mas afinal de contas, o que é um xamã?

Como definido no próprio mangá, xamã é a pessoa que liga este mundo com o além. Podem ter contato com seres que já morreram, e pegar os seus poderes “emprestados”, tanto através de objetos intermediários, como com o próprio poder apenas. São várias as práticas espirituais que são relacionadas com os xamãs na série, e algumas delas são:

Mediunidade

Sim, médiuns são um dos tipos de pessoas com poderes de xamãs apresentados em Shaman King. Além de contato com os mortos, eles podem trazer a este mundo qualquer alma que já se encontre em outro mundo, apenas sabendo o seu nome. Também podem controlar criaturas malignas, como Onis.

Anna Kyoyama , é a médium do monte Osore, sendo uma das xamãs mais poderosas  e temidas de todas.

Dohshi

Este é um tipo tradicional de xamanismo chinês, o qual se utiliza de amuletos (ofudas) com um “feitiço” escrito, com o qual se é possível controlar corpos de mortos como se fossem marionetes, chamados de Kyonshi. Ou seja, eles são uma espécie de zumbi.

Onmyoujustu

“Ying Yang”, é o nome de uma espécie de doutrina divinatória  japonesa. Os seus praticam Eles são capazes de criar, a partir de sua magia, seres chamados Shikigamis, os quais eles podem controlar, e que em maioria possuem forma animal.

A família Asakura é a mais famosa no ramo, sendo que sempre usou seus poderes para defender o Japão, desde épocas remotas. Hao Asakura foi o mais poderoso da família, e considerado o maior dos Onmyoujis.

Shugendo

Esta é uma doutrina sincrética ( ou seja, engloba vários tipos de crenças, religiões e afins), neste caso, tendo muitos elementos do xintoísmo, taoismo  e  do budismo.  Ela se baseia muito no entendimento e relação entre o homem e a natureza.

Tamao Tamamura é aprendiz de Shugendo, teno o pai de You, Yohmei Asakura, como seu mestre.

Ainu

Os Ainus foram os primeiros habitantes do Japão, sendo que as tribos remanescentes se localizam na região de  Hokkaido. Ainu é o mesmo nome da religião seguida por estas pessoas, que se baseia no culto a Kamuy ( que seria Deus para os cristãos, que representa absolutamente tudo o que for bom). Eles cultuam e respeitam todas as coisas, desde o Deus Natureza, o Deus Animal, o Deus Objeto, etc.Sua ligação com a natureza é extremamente forte, sendo que desde cedo aprendem sua improtância e o respeito que devem nutrir por ela.

Horo-Horo é o xamã Ainu que aparece na série, tendo poderes do frio e do gelo.

Necromancia

Necromancia é a arte de controlar os mortos, a partir de esqueletos, órgãos, etc dos mesmos, além de suas almas.Isto inclui invocar e controlar esqueletos,por exemplo.

Na série, Johan Fausto VIII é um médico alemão, que após a morte de sua esposa, torna-se um necromante, na esperança de reaver a vida de sua amada.

Anúncios

Publicado em 3 de fevereiro de 2012, em Animes, Mangás, Matérias & Discussões e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: