Dragon Ball 1 pela Panini – Primeiras impressões

Há mais ou menos uma semana, chegou Às nossas bancas a edição 1 do relançamento de Dragon Ball pela editora Panini. Logo que saiu , tratei de comprá-lo, li e já tenho minhas impressões para contar-lhes sobre este empolgante relançamento!

Capa e lombada

http://anotherwarehouse.files.wordpress.com/2012/05/dball01_capinha1.jpg

No que diz respeito à arte da capa, a Panini manteu a imagem original em si, com Goku montado no dragão, como se saltassem de um céu azul delimitado em um quadrado (?).  Houve alteração do logo,no modo como o número da edição se dá na capa. As linhas superiores forma mantidas, sendo que só as cores foram alteradas.Claro, deram uma arrumadinha nas cores, porque né, Dragon Ball 1 é de 1984 originalmente, então as cores precisavam ser “revitalizadas”

Já quanto a lombada,esta é curiosa: aparentemente, o mangá original possui ao menos 3 lombadas externas oficiais, que ao meu ver, se deram conforme relançamentos eventuais da série, porém a lombada da primeira publicação do mangá foi a escolhida.. É no estilo a lá Ranma 1/2, com uma grande imagem formada ao reunir-se todas as edições em sequência.

Esta é a lombada adotada pela Panini:

Tradução

Como já esperado pela casa, o mangá teve um bom tratamento em relação à tradução, com nomes de personagens preservados, embora em alguns casos fossem também utilizados nomes como na dublagem brasileiro (como Rei Cutelo, mas só depois de usar-se o original Gyumaoh). Não percebi uso de gírias nem de termos esdrúxulos na adaptação. Algo muito interessante é que, no já manjado glossário típico da Panini, temos as traduções e explicações dos significados curiosos dos nomes da spersonagens de Dragon (já postamos sobre isto, veja aqui!)

Integridade da obra

O que me deixou mais feliz ao desembrulhar o primeiro volume de Dragon Ball e folheá-lo foi perceber que a integridade da obra foi mantida: o freetalk original de Akira Toriyama foi mantido no verso da capa, as artes de “apresentação” e do índice também são as mesmas.

Algo muito interessante é que , nas edições japonesas de Dragon Ball, há uma seção na qual as capas dos capítulos publicados na Shonen Jump estão reunidas,e sim, ISTO TAMBÉM FOI MANTIDO! É uma coletânea de ilustrações, muito interessantes da obra!

No final das edições, também há uma seção na qual Akira Toriyama responde eventuais perguntas feitas pelos fãs da série, que também é encontrada na nova versão brasileira.

Outras ilustrações aleatórias contidas no meio do mangá também foram preservadas!

Impressão, papel e preço

Esta foi a única parte que me desapontou um pouco. Apesar do papel de qualidade  já usado pela Panini, ao menos no meu mangá, a espéice de “plástico” com a ilustração da capa , que dá efeito e textura ao mangá (como a qualquer outro mangá no Brasil ;P ) acabou por começar a desprender-se do nada. Claro, é provável que seja só coma  a  minha edição, e nçao com todas (espero mesmo que seja isso!). Mas apesar disso, temos papel de boa qualidade, assim como a impressão, sem a existência de páginas transparentes e etc.

O preço de R$10,90, já reajustado, é justo: levando-se em consideração que a maioria dos mangás custa o mesmo ou até mais caro por mangás sem qualidade ou mesmo conteúdo, o prçeo cobrado por Dragon Ball não é de se reclamar.

Considerações finais

Um dos mais aguardados lançamentos do ano realmente chegou para ficar!  Dragon Ball pela Panini recebeu o tratamento devido, que tanto merece. Se você já comprou, não perca nenhuma edição, e se você não comprou ainda, corra para a banca mais próxima enquanto o mangá não é recolhido para a chegada do volume 2!

Anúncios

Publicado em 9 de junho de 2012, em Mangás, Matérias & Discussões e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: