Artes Marciais: Judo

Em meados do século XIX,o japonês Jigoro Kano, professor de universidade, ja se encontrava desgostoso com a violência excessiva presente no Jiu-Jitsu, e a partir deste, criou a chamada “arte suave”, o Judo. O significado do termo Judo resumi a ideia central do estilo: não se vence uma força indo contra ela, mas usando esta contra o próprio, ou seja, usar tanto a força quanto o peso do oponente contra ele mesmo.é preciso ceder para poder vencer.

Jigoro Kano

Foi inaugurada a primeira academia de Judo,em Tóquio, no bairro de Shimoya, com o nome de Kodokan, em 1822. No Brasil o Judo só chega no século seguinte, entre as décadas de 10 e 20, através de Mitsuyo Maeda, imigrante recém chegado do Japão.

O Judo pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres (subentende-se meninos e meninas), e o nome dado para ambos que o pratiquem é Judoca.

A vestimenta usada pelos Judocas é um kimono,que recebe o nome de Judogi. É constituído essencialmente por 3 partes: Uwagui( Blusa),Shitabaki (Calça),e  Obi (Faixa) . Tradicionalmente de cor branca, hoje a cor azul já é aceita, sendo tão comum ver judocas trajando judoguis desta coloração quanto da branca.

Golpes

São vários e vários golpes englobados pelo Judo, sendo alguns como os mencionados a seguir dos mais importantes:

Técnicas de mão:as mãos manipulam o oponente para que este venha ao chão. Ex: Tai  Otoshi.

Técnicas de perna: os movimentos das pernas tem o intuito de prender as do oponente, fazendo com que ele caia. Ex: Osoto Guruma.

Técnicas de quadril: alguns movimentos de quadril funcionam como alavanca para se derrubar o oponente. Ex: Uchimata

 

Graduações

São dois os tipos de graduações existentes no Judo: Kiu e Dan.

A graduação em Kiu ocorre através de exames que avaliam fatores como idade, caráter do Judoca,tempo de treino,comportamento em competições, execução de certas técnicas, entre outros. São 8 as graduações em Kiu, que se inicia da 0, vai para a 7 e avança em ordem decrescente.

Zero KIU Mukiu Faixa Branca
 KIU Nanakiu ou Shichikiu Faixa Cinza
 KIU Rokukiu Faixa Azul
 KIU Gokiu Faixa Amarela
 KIU Yonkiu ou Shikyu Faixa Laranja
 KIU Sankiu Faixa Verde
 KIU Nikyu Faixa Roxa
 KIU Ikiu Faixa Castanha

Já a graduação em Dan ocorre quando o judoca já conseguiu as 8 graduações em Kiu, e estas ocorrem em ordem crescente.Outra diferença desta graduação em relação a anterior é na coloração das faixas. Enquanto na fgraduaçãoem Kiu há alteração na cor da faixa, na em Dan, há apenas 3 cores: preta, branca e vermelha. Isso pode ser visto na tabela a seguir.

 
 DAN Shoudan ou Ichidan Faixa Preta
 DAN Nidan Faixa Preta
 DAN Sandan Faixa Preta
 DAN Yondan ou Shidan Faixa Preta
 DAN Godan Faixa Preta
 DAN Rokudan Faixa Vermelha e Branca
 DAN Nanadan ou Shichidan Faixa Vermelha e Branca
 DAN Hachidan Faixa Vermelha e Branca
 DAN Kyuudan ou Kudan Faixa Vermelha
10º DAN JudanJuudan Faixa Vermelha

Pontuações e penalidades

Ippon: a maior pontuação, o Ippon equivale no Judo ao nocaute do boxe. Ele é obtido quando se imobiliza o adversário de modo que ele não consiga ter mais ação. Por exemplo, quando consegue-se projetar o adversário de modo que suas costas atinjam totalmente o tatame, obtem-se Ippon.

Wazari: equivalente a meio Ippon, com dois Wazari  obtem-se  a vitória. Com uma projeção mal executada, por exemplo, obtem-se Wazari. Imobilização mal executada de 25 segundos também é Wazari.

Yuko: golpe menos perfeito do que o Wazari, como por exemplo, imobilização inferior a 20 segundos.

Koka: quando o oponente atinge alguma parte do corpo no tatame, ou é imobilizado por mais de 10 segundos.

Shido: penalidade sofrida por falta de combatividade por um dos lutadores.

Chui: penalidade média, na qual o oponente ganha pontos equivalente aos de um yuko.

Keikoku: penalidade grave, na qual o lutador perde meio ponto, que vai para o seu adversário através de Wazari.

Hansoku make: desclassificação

Judo no mundo dos mangás e animes

Artes marciais é um dos temas mais recorrentes na criação de mangás e animes, e o Judo não fica de fora.Algumas séries que tem o Judo como base da narrativa são:

Yawara:

A jovem Yawara, dotada de um talento inato para a arte do Judo, é forçada, por seu avô, a treinar constantemente,almejando a medalha olímpica na categoria.Por ser obrigada, e devido a enorme pressão que seu avõ coloca sobre suas costas, ela não costuma ter bons resultados, mas com o tempo aprende a amar o Judo, e assim, a obter melhores resultados.

Karan

O mangá que fora recentemente concluido no Japão,  publicado pela revista seinen Afternoon. Conta a história de garotas que frequentam um clube de judo em seu colégio feminino.O mangá mescla humor, judo e um traço bem despreocupado, tornando-o assim muito cativante.

Publicado em 22 de junho de 2011, em Artes Marciais e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Olá, gostei do interesse no assunto, e de lembrarem do judo.
    Mas notei alguns erros quanto aos golpes.
    O Uchi-mata não é uma técnica de quadril (koshi-waza) e sim de pernas (Ashi-waza).
    Um exemplo adequado de técnica de quadril é o O-Goshi.

    Quanto as pontuações, pra que seja mais claro, o Wazari acontece quando o oponente cai com parte das costas (de lado por exemplo) no tatame também, e o Yuko quando ele cai sentado ou quase deitado. Da forma que foi dito pareceu que as pontuações so valem para imobilizações.

    Bom tema, e bom post.
    Parabéns.

Deixe um comentário